@Article{HaddadSiBoAlLoAr:2024:UsEsEn,
author = "Haddad, Isadora Ruiz and Silva, Elton Vicente and Bourscheidt,
Vandoir and Almeida, Cl{\'a}udia Maria de and Lopes, Aline Pontes
and Arag{\~a}o, Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Universidade Federal
de S{\~a}o Carlos (UFSCar)} and {Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Da teoria {\`a} pr{\'a}tica: o uso de espectroradiometria para o
ensino de sensoriamento remoto",
journal = "Revista Presen{\c{c}}a Geogr{\'a}fica",
year = "2024",
volume = "11",
number = "1",
pages = "e7767",
keywords = "Comportamento espectral, Ensino superior,,
Espectrorradi{\^o}metro, Roteiro did{\'a}tico, Spectral
analyses, Undergraduate education,, Spectroradiometer, Didatic
routine.",
abstract = "Recursos tecnopedag{\'o}gicos podem auxiliar no ensino de
sensoriamento remoto (SR), cujo conceitos f{\'{\i}}sicos podem
ser de dif{\'{\i}}cil compreens{\~a}o no processo de
aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho tem por objetivo
elaborar uma proposta de aula pr{\'a}tica utilizando a
espectroradiometria para o ensino de SR em n{\'{\i}}vel
superior, como produto de um est{\'a}gio doc{\^e}ncia. Com a
disponibilidade de um espectrorradi{\^o}metro como recurso
tecnol{\'o}gico na institui{\c{c}}{\~a}o, foram coletados dados
n{\~a}o-imageadores acerca do comportamento espectral de
diferentes alvos da superf{\'{\i}}cie terrestre
(vegeta{\c{c}}{\~a}o, solo, {\'a}gua e materiais diversos). Os
discentes foram estimulados a caracterizar os equipamentos,
fazendo rela{\c{c}}{\~a}o com o conte{\'u}do te{\'o}rico
ministrado durante as aulas. Ap{\'o}s a coleta dos dados, os
mesmos elaboraram um relat{\'o}rio sobre a an{\'a}lise da
assinatura espectral dos alvos. Durante a pr{\'a}tica foi
poss{\'{\i}}vel sanar d{\'u}vidas e motivar o interesse dos
discentes sobre o tema de SR, al{\'e}m de promover a
experi{\^e}ncia e contato com recursos tecnol{\'o}gicos
empregados na coleta de dados. Os relat{\'o}rios produzidos
evidenciaram a efetividade da atividade pr{\'a}tica para
compreens{\~a}o de diversos conceitos, como fonte da
radia{\c{c}}{\~a}o eletromagn{\'e}tica e tipo de sensor
(passivo ou ativo), assim como a resposta dos alvos na regi{\~a}o
do vis{\'{\i}}vel. Entretanto, algumas defici{\^e}ncias ainda
encontradas e se relacionaram, sobretudo, {\`a}
interpreta{\c{c}}{\~a}o da resposta espectral na regi{\~a}o do
infravermelho (pr{\'o}ximo, ondas curtas e longas), assim como no
processo de diferenciar um sensor imageador e n{\~a}o-imageador.
Os resultados alcan{\c{c}}ados possibilitam um aprimoramento da
did{\'a}tica apresentada para maior efetividade no ensino de SR.
ABSTRACT: Technopedagogical resources can assist in teaching
remote sensing, whose concepts related to Physics may be difficult
to understand in the learning process. \is work aims to
develop a proposal for practical classes using a spectroradiometer
for teaching RS at graduation courses, as a product of a teaching
internship. With the availability of a spectroradiometer as a
technological resource at the institution, non-imaging data were
collected on the spectral behavior of different targets on the
Earth's surface (vegetation, soil, water, and various materials).
The actors involved were encouraged to characterize he equipment,
making a relationship with the theoretical content taught during
the classes and, a\er collecting the data, they prepared
a report to analyze the spectral signature of the analyzed
targets. During the practice, it was possible to solve any
questions and motivate the interest of the actors on the subject
of SR, in addition to promoting experience and contact with
technological resources used in data collection. \e
reports produced showed that the practical activity was effective
in understanding concepts such as the source of electromagnetic
radiation and the type of sensor (passive or active), as well as
the response of targets in the visible region. Some of the gaps
still found were related to the interpretation of the spectral
response in the infrared region (near, short and long waves), and
also in the process of differentiating imaging from non-imaging
products. the results produced make it possible to improve the
presented didactics presented for greater effectiveness in
transferring SR content.",
doi = "/10.36026/rpgeo.v11i1.7767",
url = "http://dx.doi.org//10.36026/rpgeo.v11i1.7767",
issn = "2446-6646",
label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
language = "pt",
targetfile = "2744783001.pdf",
urlaccessdate = "19 maio 2024"
}