Fechar

@Article{HaddadSiBoAlLoAr:2024:UsEsEn,
               author = "Haddad, Isadora Ruiz and Silva, Elton Vicente and Bourscheidt, 
                         Vandoir and Almeida, Cl{\'a}udia Maria de and Lopes, Aline Pontes 
                         and Arag{\~a}o, Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Universidade Federal 
                         de S{\~a}o Carlos (UFSCar)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 
                         (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Da teoria {\`a} pr{\'a}tica: o uso de espectroradiometria para o 
                         ensino de sensoriamento remoto",
              journal = "Revista Presen{\c{c}}a Geogr{\'a}fica",
                 year = "2024",
               volume = "11",
               number = "1",
                pages = "e7767",
             keywords = "Comportamento espectral, Ensino superior,, 
                         Espectrorradi{\^o}metro, Roteiro did{\'a}tico, Spectral 
                         analyses, Undergraduate education,, Spectroradiometer, Didatic 
                         routine.",
             abstract = "Recursos tecnopedag{\'o}gicos podem auxiliar no ensino de 
                         sensoriamento remoto (SR), cujo conceitos f{\'{\i}}sicos podem 
                         ser de dif{\'{\i}}cil compreens{\~a}o no processo de 
                         aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho tem por objetivo 
                         elaborar uma proposta de aula pr{\'a}tica utilizando a 
                         espectroradiometria para o ensino de SR em n{\'{\i}}vel 
                         superior, como produto de um est{\'a}gio doc{\^e}ncia. Com a 
                         disponibilidade de um espectrorradi{\^o}metro como recurso 
                         tecnol{\'o}gico na institui{\c{c}}{\~a}o, foram coletados dados 
                         n{\~a}o-imageadores acerca do comportamento espectral de 
                         diferentes alvos da superf{\'{\i}}cie terrestre 
                         (vegeta{\c{c}}{\~a}o, solo, {\'a}gua e materiais diversos). Os 
                         discentes foram estimulados a caracterizar os equipamentos, 
                         fazendo rela{\c{c}}{\~a}o com o conte{\'u}do te{\'o}rico 
                         ministrado durante as aulas. Ap{\'o}s a coleta dos dados, os 
                         mesmos elaboraram um relat{\'o}rio sobre a an{\'a}lise da 
                         assinatura espectral dos alvos. Durante a pr{\'a}tica foi 
                         poss{\'{\i}}vel sanar d{\'u}vidas e motivar o interesse dos 
                         discentes sobre o tema de SR, al{\'e}m de promover a 
                         experi{\^e}ncia e contato com recursos tecnol{\'o}gicos 
                         empregados na coleta de dados. Os relat{\'o}rios produzidos 
                         evidenciaram a efetividade da atividade pr{\'a}tica para 
                         compreens{\~a}o de diversos conceitos, como fonte da 
                         radia{\c{c}}{\~a}o eletromagn{\'e}tica e tipo de sensor 
                         (passivo ou ativo), assim como a resposta dos alvos na regi{\~a}o 
                         do vis{\'{\i}}vel. Entretanto, algumas defici{\^e}ncias ainda 
                         encontradas e se relacionaram, sobretudo, {\`a} 
                         interpreta{\c{c}}{\~a}o da resposta espectral na regi{\~a}o do 
                         infravermelho (pr{\'o}ximo, ondas curtas e longas), assim como no 
                         processo de diferenciar um sensor imageador e n{\~a}o-imageador. 
                         Os resultados alcan{\c{c}}ados possibilitam um aprimoramento da 
                         did{\'a}tica apresentada para maior efetividade no ensino de SR. 
                         ABSTRACT: Technopedagogical resources can assist in teaching 
                         remote sensing, whose concepts related to Physics may be difficult 
                         to understand in the learning process. \is work aims to 
                         develop a proposal for practical classes using a spectroradiometer 
                         for teaching RS at graduation courses, as a product of a teaching 
                         internship. With the availability of a spectroradiometer as a 
                         technological resource at the institution, non-imaging data were 
                         collected on the spectral behavior of different targets on the 
                         Earth's surface (vegetation, soil, water, and various materials). 
                         The actors involved were encouraged to characterize he equipment, 
                         making a relationship with the theoretical content taught during 
                         the classes and, a\er collecting the data, they prepared 
                         a report to analyze the spectral signature of the analyzed 
                         targets. During the practice, it was possible to solve any 
                         questions and motivate the interest of the actors on the subject 
                         of SR, in addition to promoting experience and contact with 
                         technological resources used in data collection. \e 
                         reports produced showed that the practical activity was effective 
                         in understanding concepts such as the source of electromagnetic 
                         radiation and the type of sensor (passive or active), as well as 
                         the response of targets in the visible region. Some of the gaps 
                         still found were related to the interpretation of the spectral 
                         response in the infrared region (near, short and long waves), and 
                         also in the process of differentiating imaging from non-imaging 
                         products. the results produced make it possible to improve the 
                         presented didactics presented for greater effectiveness in 
                         transferring SR content.",
                  doi = "/10.36026/rpgeo.v11i1.7767",
                  url = "http://dx.doi.org//10.36026/rpgeo.v11i1.7767",
                 issn = "2446-6646",
                label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
             language = "pt",
           targetfile = "2744783001.pdf",
        urlaccessdate = "19 maio 2024"
}


Fechar